A prancha é um exercício simples e bastante eficaz, trazendo muitos benefícios para qualquer praticante.
De antemão este exercício é diversas vezes prescrito pelos profissionais de exercício físico já que é prático e também não necessita de qualquer material, sendo realizado apenas com o peso corporal.
Além do mais, apresenta inúmeras variações, pelo que pode ser feito por pessoas que estão a iniciar uma prática regular de exercício físico mas também por alunos mais experientes, com variações mais exigentes e desafiantes.
Do mesmo modo, os benefícios da prancha ao nível físico são bastantes, começando por um fortalecimento da musculatura do core. Está musculatura dá suporte à nossa coluna vertebral, daí ser tão importante fortalecê-la.
Desta forma, enunciamos alguns benefícios associados à prancha:
- 
- Previne lesões na coluna vertebral – como já referido, através do fortalecimento dos músculos abdominais, que protegem a coluna.
 
 
- 
- Melhora a postura – o core tem grande importância na estabilidade do nosso corpo, por isso, fortalecer músculos abdominais (superficiais e profundos) fará com que tenhamos uma postura adequada, mantendo o tronco ereto e estável.
 
 
- 
- Melhora o equilibro – um core forte trará estabilidade.
 
 
- 
- Melhora a flexibilidade – ao realizarmos a prancha existem um alongamento de diversos músculos como ombros e posteriores das coxas.
 
 
- Fortalecimento dos ombros – os ombros são articulações muito móveis e instáveis, pelo que é comum termos lesões e dores. Realizar a prancha de forma contínua ajudará a fortalecer os músculos que dos ombros. Este fortalecimento também será útil para tarefas do dia-a-dia, pois os ombros são músculos muito “requisitados”.
 
Em suma, a prancha é um exercício que pode ser realizado em todos os treinos, e de forma a que não se torne aborrecida, procure variações que sejam ajustadas a si e à sua forma física.
É um exercício prático já que não necessita de material, contudo, deve ter em consideração alguns erros que são comuns na prancha.
Bons treinos!
