Certamente já se questionou “quantas vezes por semana devo treinar?”, e a resposta é: depende. Não há uma fórmula única e perfeita para responder a esta questão, mas sabemos com toda a certeza e evidência de que só com consistência e empenho no processo a longo prazo, lhe trará todos os objetivos a que se propõe.
Portanto, “depende” é uma resposta muito vasta, mas acreditamos ser efetivamente a mais correta para esta pergunta uma vez que depende do objetivo e rotina de cada pessoa, havendo clara necessidade de seguir o princípio da individualidade.
Ainda assim, da próxima vez que pensar “quantas vezes por semana devo treinar?”, saiba que existem algumas recomendações (por exemplo da Organização Mundial de Saúde) que podem servir de guia à sua resposta.
Em primeiro lugar, importa definir alguns conceitos:
- Atividade física – qualquer movimento associado à contração muscular que nos faz sair do estado de repouso;
 - Exercício físico – é um tipo de atividade física baseada num planeamento, organização e repetição de movimentos, com objetivo de melhorar ou manter uma ou mais componentes físicas.
 
Estes dois conceitos servem para enquadrar relativamente às guidelines que lhe apresentamos de seguida:
- 18 a 64 anos – ideal será realizar no mínimo 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ao longo da semana ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ou um equivalente dos dois.
 
Na verdade, se refletirmos sobre as principais objeções que as pessoas apresentam relativamente aos treinos, facilmente chegamos à objeção “não tenho tempo para treinar”. Assim sendo, será importante definir estratégias para não falhar as guidelines mínimas (recomendações da OMS citadas em cima, por exemplo). Essas estratégias devem ser definidas por cada pessoa e de uma forma individualizada: aquilo que funciona para a pessoa x, pode não funcionar para a pessoa y!
Possivelmente repartir o tempo total de atividade física/exercício físico em mais vezes por semana poderá ser uma boa solução. Por exemplo: em cinco dias da semana movimentar-se de uma forma moderada a vigorosa durante, no mínimo, 30 minutos/dia. Importante referir que, atividade/exercício de intensidade moderada deve aumentar de forma notória a sua frequência cardíaca e respiração.
Além disso, outra sugestão é, em semanas com menos tempo, incluir mais atividades de alta intensidade (cada pessoa tem o seu nível de alta intensidade).
Não é necessário optar-se por atividades que não gosta. A ótima notícia é que existe uma panóplia de opções e pode escolher a que mais gostar e a que mais o/a motivar. Pode escolher entre essas atividades e regular a sua intensidade, consoante a sua preparação física.
Desta forma, o Estúdio One decidiu deixar-lhe alguns exemplos de atividades de intensidade moderada:
- Caminhada rápida a running (com mais subidas, com mochila às costas…);
 - Andar bicicleta;
 Nadar;
Praticar alguma modalidade desportiva (mesmo com amigos/as); Subir e descer escadas;
Aulas de grupo (todo o tipo); Treinos (indoor, outdoor, personalizados, sozinhos/as…)
Aumentar a atividade física durante o tempo laboral;
Caminhada rápida a running (com mais subidas, com mochila às costas…);
- Andar de bicicleta;
 - Nadar;
 - Praticar alguma modalidade desportiva (mesmo com amigos/as);
 - Subir e descer escadas;
 - Aulas de grupo (todo o tipo);
 - Treinos (indoor, outdoor, personalizados, sozinhos/as…);
 - Aumentar a atividade física durante o tempo laboral;
 - Entre tantas outras opções
 
Posto isto, quando se perguntar “quantas vezes por semana devo treinar?” , recorde-se que tudo é solução exceto abraçar comportamentos sedentários ao longo de todo o dia.
Em suma, é importante referir que são apenas linhas orientadoras e que são conselhos generalizados à população. Neste caso, passar a linha é evidentemente o melhor caminho a seguir, respeitando sempre os descansos.
Assim sendo, procure um/uma profissional de fitness no nosso Estúdio, para que o/a possamos ajudar da melhor forma a seguir uma estratégia eficaz e motivadora, planeando e definindo o melhor volume e frequência de treino para si, independentemente do número de vezes que treine por semana.
Temos aulas de grupo e treinos personalizados à sua disposição.
