
Em primeiro lugar, é preciso reforçar a importância do exercício físico, e da influência bastante positiva que este tem na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos tendo ainda impacto a nível fisiológico e psicológico. Sabemos que uma das consequências desta prática de forma regular é uma maior regulação dos níveis de humor dos praticantes. Isto é, traduz-se em uma maior facilitação de experimentação de emoções mais prazerosas (felicidade e tranquilidade). Desta forma, a percepção dada por esta “boa saúde” também determina muito a percepção subjectiva de satisfação da pessoa com a vida.
De antemão, deparamo-nos na atualidade com distúrbios alimentares como a compulsão alimentar e a anorexia, distúrbios do exercício físico e também com emoções típicas do stress como a depressão e ansiedade.
Sobretudo estas últimas, são muito comuns nos dias de hoje, e estão associadas a sentimentos como apreensão, nervosismo, preocupação e medo.
Então, importa salientar que ser fisicamente ativo proporciona emoções positivas agudas acontecendo logo pós-prática (exemplo diminuição da ansiedade) e crónicas, ou seja, que se prolongam no tempo (exemplo tratamento da depressão).
Por fim, o exercício físico produz efeitos positivos ao nível da composição e morfologia corporal que está intimamente ligada com um conceito de imagem corporal. Nesse sentido, a pessoa ganha percepções sobre o próprio corpo.
Em contrapartida, estas percepções vão além do que se vê no espelho, pois são também pensamentos, crenças, sentimentos (Cash, 2004) e não devem ser menosprezadas pois são parte da construção de identidade e de sentimentos de auto-eficácia.
Alguns benefícios da prática de exercício físico neste aspecto:
- Aumenta a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida;
 - Eleva a capacidade cognitiva;
 - Aumenta as atitudes/emoções positivas;
 - Mais felicidade, alegria e diversão;
 - Eleva a destreza e resistência perante situações inesperadas;
 - Mais capacidade de melhor desenvolver relações interpessoais;
 - Diminui o absentismo laboral;
 - Reduz o medo;
 - Diminui a ansiedade, depressão e stress negativo (distress).
 
Pratique exercício físico pelo seu bem-estar físico, psicológico e emocional. No nosso estúdio poderá comprovar estes benefícios.
