Avançar para o conteúdo
Início » Blog Dicas treino personalizado » A importância da mobilidade

A importância da mobilidade

mobilidade e benefícios

Já alguma vez sentiu um desconforto na zona lombar? Dor no joelho? Muita dificuldade em colocar a coluna numa posição neutra? E na zona da cervical, tensão acumulada? Identificou-se com alguma destas questões? Por isso decidimos mostrar a importância do treino de mobilidade e os seus benefícios.

Em primeiro lugar, reforçar que devido à nossa evolução, os nossos genes esperam muita quantidade, variedade e boa qualidade de movimento. Isto tem-se perdido porque a nossa sociedade se tem tornado muito sedentária.

Na nossa cultura, mesmo pessoas que são consideradas ativas tendem a ser classificadas como “Ativamente Sedentárias” porque ainda que tenham um investimento de 30 ou 60 minutos de atividade diária, têm também um enorme investimento em comportamentos sedentários. Este desequilíbrio traz os mesmos efeitos de quem nem esse investimento em atividades ou exercícios físicos tem.

Além disso, o nosso corpo tem inúmeras articulações e músculos (pés, tornozelos, anca, ombro, coluna…), portanto se não fosse para se mexer/ter mobilidade em toda a sua estrutura certamente não teríamos tantas e tantos assim. Há uma panóplia de tipos de movimento, planos, direções, estímulos, formas de movimento que podemos dar ao nosso corpo a troco de apenas repensar estratégias.

Mobilidade na atualidade

O treino de mobilidade tem ganho muita popularidade ao longo do tempo e não é para menos face aos inúmeros benefícios que cientificamente têm sido revelados. Um bom trabalho de mobilidade aumenta a capacidade de movimentarmos o corpo. Não só aumentamos essa capacidade, como a otimizamos. Essa otimização deriva do aumento da amplitude de movimento, deixando o corpo com reconhecimento e capacidade de explorar adequadamente os movimentos. Treinar, realizar atividades em amplitudes maiores aumenta a capacidade de desenvolver uma intensidade mais desafiante e de produzir mais força. Isto traz como bónus a redução da probabilidade de contrair alguma lesão ou dor (que até se podem tornar crónicas) porque o corpo fica realmente mais capaz para reagir bem a qualquer imprevisto do dia-a-dia. Outra vantagem é o pouco tempo que precisamos investir diariamente em treino de mobilidade para que realmente faça diferença. Mas atenção… sempre em complemento com outras atividades/exercícios físicos!

Desta fora, benefícios que podem obter ao implementarem o treino de mobilidade na sua rotina:

  • Reduz a probabilidade de lesões e de contrair dores;
  • Aumenta a qualidade de vida;
  • Promove a longevidade;
  • Aumenta a recuperação;
  • Melhora a performance;
  • Tempo de treino muito acessível;

Em conclusão, será importante refletirmos sobre como podemos alterar muitos dos comportamentos sedentários que temos diariamente e, efetivamente, alterá-los para ganharmos tempo de atividade ao longo dos nossos dias.

O sedentarismo é, sem dúvida, uma das principais e mais frequentes causa da dor/desconforto. Nunca é tarde para fazer mais pela sua saúde. Somos feitos/as de m-o-v-i-m-e-n-t-o.

No Estúdio One seja com treino personalizado ou com aulas de grupo, queremos fazer parte de comportamentos activos e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *